Next: Bibliography Up: 4 Conclusões e perspectivas Previous: 1 Conclusões   Contents

2 Perspectivas

Pretendemos dar continuidade ao estudo da importância dos processos de evolução secular na evolução de galáxias, bem como na formação e/ou construção de bojos, e na relação dos processos dinâmicos e cinemáticos relacionados a barras e a atividade nuclear observada em galáxias com AGN's. Um estudo importante neste sentido será aplicar o que foi realizado neste trabalho para uma amostra de galáxias espirais de tipo jovem, i.e., S0's e Sa's. Não há até o momento estudos que indiquem que os processos de evolução secular ocorram nesta classe de galáxias. Por outro lado, outros estudos (e.g., Friedli & Benz 1995) mostram que as barras em galáxias de tipo jovem têm propriedades distintas daquelas apresentadas por barras em galáxias de tipo tardio.

Em meu projeto de Doutoramento, pretendo realizar um estudo direto das principais famílias de órbitas periódicas em um potencial que modele a distribuição de massa em uma galáxia fortemente barrada, incluindo as órbitas que se afastam do plano do disco da galáxia, isto é, aquelas que dão à barra uma importante estrutura vertical. A estrutura vertical de barras estelares não tem sido estudada com freqüência na literatura. Com o conhecimento adquirido assim da cinemática de estrelas em barras, em órbitas que fujam ao plano do disco, poderemos criar um diagnóstico para identificar a estrutura vertical de barras em galáxias vistas de face. Esse diagnóstico será útil na solução de vários problemas, entre eles na compreensão das diferenças entre barras em galáxias de tipo jovem e aquelas em galáxias de tipo tardio. Ao obter espectros para uma amostra de galáxias fortemente barradas vistas de face, poderemos usar esse diagnóstico para, por exemplo, identificar barras recém-formadas. Realizando o imageamento das galáxias em nossa amostra nas bandas B, V, R, I e K, poderemos estudar a importância das barras na formação e/ou construção de bojos, buscando, portanto, vínculos para os modelos de formação e evolução de galáxias.