next up previous contents
Next: 4 A morfologia quantitativa Up: 4 Resultados Previous: 2 Três categorias para   Contents

3 Comparação com os gradientes de Prugniel & Héraudeau (1998)

Prugniel & Héraudeau (1998 - doravante PH98) apresentam, em um catálogo, estimativas de gradientes de cor (U-B) e (B-V) para a maior parte das galáxias em nossa amostra, calculados através de dados mais recentes que os apresentados em LdV83,85, incluindo fotometria com observações em CCD. Para evitar os efeitos da contaminação dos dados com observações imperfeitas, estes autores optaram por atribuir pesos estatísticos distintos para cada fonte de observação.

Evidentemente, é interessante comparar os valores dos gradientes obtidos por nós com os obtidos por Prugniel & Héraudeau para as galáxias em comum nos dois trabalhos. Na Figura 2.10, o painel superior exibe a correlação entre os gradientes apresentados em PH98. Este diagrama é análogo à Figura 2.9(c), que apresenta a correlação para os nossos gradientes. Nota-se que a correlação para os gradientes de PH98 é ligeiramente menor. De fato, o valor do coeficiente de correlação de Pearson R é igual 0.68 para PH98, e igual a 0.78 para os nossos valores. Os outros dois painéis da Figura 2.10 apresentam os nossos gradientes em função dos de PH98. A linha tracejada indica o caso em que a correlação seria perfeita. A linha cheia mostra o ajuste linear para os pontos do gráfico. Como era de se esperar, a correlação é bastante boa, com R = 0.85 para (B-V) e R = 0.81 para (U-B).

Figure: Comparação com os gradientes obtidos por PH98. O diagrama superior mostra que a correlação entre os gradientes (U-B) e (B-V) em PH98 é ligeiramente menor do que a apresentada pelos valores obtidos por nós (ver Figura 2.9(c)). Os outros dois diagramas apresentam os nossos gradientes em função dos de PH98. A linha tracejada indica uma correlação perfeita. A linha cheia mostra o ajuste linear para os pontos do gráfico.
\begin{figure}\epsfysize =20cm
\centerline{\epsfbox{prugniel-1.eps}}\end{figure}

Figure: A diferença entre os valores dos gradientes obtidos aqui e os de PH98 em função dos gradientes por nós determinados. A linha cheia indica o ajuste linear para os pontos.
\begin{figure}\epsfysize =22cm
\centerline{\epsfbox{prugniel-3.eps}}\end{figure}

Figure: O brilho superficial efetivo na banda B, obtido por PH98 para as galáxias em comum com a nossa amostra, em função dos gradientes de cor determinados por nós. Evidentemente, não há uma forte correlação entre esses parâmetros. Pode-se notar, entretanto, uma leve tendência de as galáxias com gradientes nulos ou positivos apresentarem uma maior concentração central de luz.
\begin{figure}\epsfysize =21cm
\centerline{\epsfbox{prugniel-2.eps}}\end{figure}

A Figura 2.11 apresenta a diferença entre os valores obtidos aqui e os de PH98 em função dos nossos gradientes. Verifica-se que os gradientes que são os mais acentuados, tanto negativa quanto positivamente, são os que apresentam as maiores diferenças, o que é natural de se esperar. É importante notar que não há nenhuma diferença sistemática entre os dois trabalhos. A linha cheia indica o ajuste linear para os pontos. O valor médio das diferenças é de 0.004 em (B-V) e de 0.011 em (U-B).

PH98 também apresentam o brilho superficial efetivo (i.e., o brilho superficial interno ao raio efetivo da galáxia) na banda B para grande parte das galáxias em nossa amostra. Este parâmetro indica a concentração central de luz da galáxia. Para verificar se existe alguma correlação entre o brilho superficial efetivo e o gradiente de cor em uma galáxia, elaboramos os gráficos apresentados na Figura 2.12. Esta figura exibe os dados apresentados por PH98 em função dos gradientes de cor (U-B) e (B-V) por nós determinados. Como se vê, não há correlação forte. O que se pode notar, entretanto, é uma leve tendência de as galáxias com gradientes nulos ou positivos apresentarem uma maior concentração central de luz. Isto também indica que os gradientes estimados no presente trabalho não estão afetados por efeitos sistemáticos devido aos objetos de maior brilho superficial.


next up previous contents
Next: 4 A morfologia quantitativa Up: 4 Resultados Previous: 2 Três categorias para   Contents
Dimitri Gadotti 2003-10-06