next up previous contents
Next: 2 As imagens do Up: 3 Fotometria Superficial Previous: 3 Fotometria Superficial   Contents

1 Seleção da sub-amostra

O tempo de processamento do programa para a decomposição bojo/disco em uma galáxia é da ordem de 30 a 120 minutos, dependendo do tamanho da imagem da galáxia, bem como dos valores iniciais dos parâmetros de entrada. No entanto, para maximizar a qualidade do ajuste do modelo à estrutura verdadeira da galáxia, o programa deve ser aplicado em um modo semi-interativo, i.e., o usuário deve aplicar o programa diversas vezes para a mesma galáxia, variando os valores dos parâmetros de entrada, até obter um ajuste com a qualidade desejada. Os detalhes a respeito deste e de outros aspectos relativos ao programa serão apresentados na seção 3.3. No entanto, é importante salientar agora que o tempo de cálculo para a determinação dos modelos de bojo e disco para cada galáxia é demasiado longo. Além disso, as imagens que utilizamos para modelar as galáxias são imagens do DSS (ver próxima seção). Estas imagens foram obtidas em placas fotográficas com exposições relativamente profundas e, sendo assim, devido à pequena faixa dinâmica destes detectores, algumas imagens encontram-se saturadas na região central das galáxias. Assim, devido ao longo tempo de processamento do programa e ao problema de saturação nas imagens do DSS, selecionamos uma sub-amostra de galáxias, da nossa amostra total, para a qual realizamos a decomposição bojo/disco. Os critérios satisfeitos pelas galáxias contidas nesta sub-amostra são:
  1. Gradientes de cor bem determinados.
  2. Baixa inclinação da normal ao disco da galáxia com relação à linha de visada, excluindo, assim, galáxias vistas de perfil.
  3. Ausência de perturbações, tais como faixas de poeira e galáxias companheiras.
  4. Área central de saturação pequena em relação ao tamanho aparente do bojo.
Utilizando estes critérios, obtivemos uma sub-amostra inicial de 61 objetos. No entanto, no decorrer do trabalho, encontramos galáxias cuja área central de saturação é maior do que a que havíamos previamente estimado, o que impossibilitou obtermos modelos confiáveis através do programa. Portanto, nossa sub-amostra final de galáxias, para as quais obtivemos os modelos de bojos e discos, é constituída por 39 objetos. Estas galáxias encontram-se na Tabela A.2, no Apêndice A. Inspecionando as Tabelas A.1 e A.2, pode-se verificar que, em nossa sub-amostra, as frações de galáxias barradas (SAB+SB) e ordinárias (SA) são similares às mesmas frações na amostra total. Além disso, a distribuição das galáxias na sub-amostra em relação às três categorias de gradientes de cor (negativos, nulos e positivos; ver seção 2.4.2) também é similar à mesma distribuição na amostra total. Portanto, a nossa sub-amostra é representativa da nossa amostra total de galáxias.
next up previous contents
Next: 2 As imagens do Up: 3 Fotometria Superficial Previous: 3 Fotometria Superficial   Contents
Dimitri Gadotti 2003-10-06