Next: 1 Seleção da sub-amostra Up: MSc_Thesis Previous: 3 Barras recorrentes e   Contents

3 Fotometria Superficial

No capítulo anterior, concluímos, entre outras coisas, que 25% das galáxias avaliadas neste estudo possuem os mesmos índices de cor em bojos e discos, caracterizando uma homegeneização de populações estelares nestas componentes, compatível com a previsão do cenário de evolução secular. Neste capítulo, vamos utilizar uma técnica de decomposição bi-dimensional (2D) para modelar o bojo e o disco, com o objetivo de estimar os parâmetros característicos dos perfis de luminosidade de bojos e discos, em 39 galáxias da amostra. O interesse na separação das componentes bojo e disco de galáxias é devido ao fato de que a avaliação dos parâmetros fotométricos que descrevem as distribuições de brilho destas componentes, separadamente, nos fornece informações importantes relativas à estrutura das galáxias. Desta forma, a avaliação destes parâmetros contribui também para a avaliação de cenários de formação e evolução de galáxias. A técnica de decomposição 2D, aplicada à imagem de uma galáxia, ajusta um perfil exponencial para o disco, segundo a lei de King, e um perfil que segue a lei de Sérsic, para o bojo. Desta forma, obtemos um modelo para o bojo e para o disco de cada galáxia, que corresponde, aproximadamente, devido às limitações do programa e dos modelos escolhidos, à estrutura real da galáxia. Através dos perfis de luminosidade dos modelos de cada galáxia, podemos determinar, entre outros parâmetros, as razões entre as luminosidades e os diâmetros de bojo e disco em cada galáxia. A partir das estimativas destes parâmetros, vamos verificar a existência de correlações que possam indicar a ocorrência dos efeitos de evolução secular em galáxias barradas. Em particular, pretendemos verificar se existe uma correlação entre os gradientes de cor e as razões bojo/disco. Se, por exemplo, as galáxias com gradientes nulos possuírem bojos mais proeminentes, então esse resultado poderia ser um indício de que a barra realmente transfere gás e estrelas do disco para o bojo, não somente homogeneizando as populações estelares ao longo da galáxia, mas também contribuindo, dessa forma, para a construção do bojo. Iniciaremos este capítulo descrevendo os critérios para a seleção das 39 galáxias de nossa amostra escolhidas para a decomposição bojo/disco. Como as imagens destas galáxias, que utilizamos para aplicar o programa, foram obtidas através do DSS, na seção 3.2 apresentamos informações relevantes a respeito destas imagens. Em seguida, descrevemos resumidamente o programa que realiza a decomposição bojo/disco, e o procedimento que adotamos na obtenção dos parâmetros desejados, na seção 3.3. A seção 3.4 exibe nossos resultados. Na seção 3.5, apresentamos os resultados da fotometria superficial aplicada em imagens adquiridas por nós, em CCD, no LNA, como um estudo comparativo. A discussão acerca destes resultados, bem como nossas conclusões, são apresentadas na seção 3.6.

Subsections