Next: 1 Aquisição e tratamento Up: 3 Fotometria Superficial Previous: 4 Resultados   Contents

5 Observações no LNA

Iremos apresentar, nesta seção, resultados obtidos através do imageamento em CCD de 14 galáxias de nossa amostra, realizado no Observatório do Pico dos Dias (OPD - Brasópolis), junto ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA - Itajubá). Esse estudo nos permitirá fazer comparações com os resultados do Capítulos 2 e da seção anterior. No Capítulo 2, mostramos um estudo de gradientes de cor em galáxias, realizado através de medidas que se utilizaram de técnicas de fotometria fotoelétrica de abertura. Já nas seções anteriores, o estudo apresentado baseia-se em placas fotográficas digitalizadas. Assim, com os dados coletados no LNA, podemos comparar gradientes de cor obtidos através de fotometria fotoelétrica de abertura com aqueles obtidos no imageamento em CCD. Da mesma forma, vamos comparar os resultados da decomposição bojo/disco em imagens do DSS com os resultados da decomposição nas imagens em CCD por nós obtidas. O restante desta seção assim segue. Na próxima subseção, descreveremos sucintamente a obtenção e o tratamento das imagens coletadas no LNA. A subseção 3.5.2 apresenta o estudo comparativo dos gradientes de cor e dos resultados na decomposição bojo/disco. A discussão e nossas conclusões acerca dos resultados desta seção são apresentadas na subseção 3.5.3.

Subsections